Eletronica - Carga

Vira e mexe estamos precisando de uma carga para fazer um teste seja no ripple de uma fonte ou para testar como uma fonte reage a uma carga x. A carga deve ser 'dimensionada' para o circuito e isso gera problemas porque nem sempre temos o que queremos mas podemos fazer uns quebra-galhos legais.

Se quiser visualizar as imagens aqui exibidas com mais acuidade clique bom o botão direito do mouse e selecione 'Abrir imagem em uma nova guia'.

Ponte de resistores

Para confeccionar este circuito você deve ter os resistores de carga. Eu fiz o meu com um bloco de madeira onde fixei uma ponte de terminais de cada lado do bloco e no meio liguei os resistores. Tomei cuidado para que não encostassem na madeira (perigo de pegar fogo). Fui na minha sucata e peguei os resistores de potencia que encontrei com valores mais diversos. Montei o circuito e de um lado liguei todos os terminais de todos os resistores. Este será o terminal 1 onde soldei um fio e, na ponta, uma garra jacaré. Para a outra ponta peguei 2 garras jacarés e um pedaço de fio. Soldei as garras jacaré uma em cada ponta do fio. Quando preciso de um valor de resistor escolho ele conectado a garra na ponte de terminais onde ele foi soldado. O circuito é o seguinte :


Carga variável

Algumas vezes precisamos variar a carga para que o aparelho em teste atinja certo ponto. Isto torna imprescindível uma carga dinâmica, ou seja, ajustável. Podemos iniciar com um valor alto e ir ajustando até atingir o que desejamos. O circuito é o seguinte :


Tecnicamente um transistor é um resistor cujo valor depende da corrente em sua base.

A nossa carga dinâmica é feita com um transistor 2N3055. As características principais dele são : hfe dc = 15 a 120 (i=4A)
Vce sat = 1,1V max (i=4A)
ic max = 15A
VCE max = 60V
P max = 115W
Veb max = 7Vdc
ib max = 5A


Mas se eu fosse você não chegaria nem perto desses limites. Um transistor gerando 40W de calor esquenta muito mas 115W é mais forte que todos os soldadores que tenho.

Instale do 2N3055 num bom dissipador de calor e, se puder, pode até colocar um ventilador de computador nele. O bicho esquenta e é pra valer.

Outra coisa é seja cuidadoso com valores muito baixos. Quando você diminuir um dos potenciometros de ajustes verifique se não esta forçando demais o circuito ou a carga. Certos critérios ficam a cargo do técnico.